Maestro Luís Martins

Luís Martins começou a tocar saxofone numa banda filarmónica local, perto de Sobral de Monte Agraço de onde é natural.

Licenciado em saxofone pela Universidade de Évora (UE), iniciou os seus estudos na vertente clássica na Escola Profissional de Música de Almada (EPMA), tendo ainda frequentado Master-classes com Alberto Roque, José Massarrão, Jean-Yves Fourmeau, Claude Delangle, Henk Van Twillert, James Houlik e Vincent David.

Posteriormente dedicou-se à área da improvisação e estudou Jazz na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas (Hot Club).

Ao longo da sua carreira tem lecionado saxofone em várias escolas, sendo atualmente professor na Academia de Música e Artes de Sapataria/Sobral de Monte Agraço, da qual é membro fundador e onde também é diretor musical da orquestra da escola.

Além da criação desta escola desenvolveu outros projetos como o Sobral Jazz (workshop de Jazz) onde teve a seu cargo a direção artística, os Saxion (trio instrumental de Música do Mundo) e “Saxcamaleão”, peça original para Saxofone e Narrador.

É músico da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa e tem participado em inúmeros projetos musicais: Orquestra de saxofones de Palmela, Lisbon Swingers Big Band, Festival Internacional de Saxofone de Palmela (FISP), “Judy Garland, O fim do arco íris” no teatro Politeama, Quarteto de Saxofones da Banda da Força Aérea Portuguesa, The Cifra, Vila Compasso, Universus Ensemble, Alão Jazz Big Band entre outros.

Ao longo do seu percurso foi aluno de vários músicos, sendo de destacar: Mário Marques, Hugo Gaito, Armindo Luís, João Pedro Silva, Filipe Melo, Pedro Rocha, Luís Pinto, José Massarrão, Christopher Bochmann, Claus Nymark, Guto Lucena, Jorge Reis, João Capinha, Nelson Cascais e José Menezes.

Em outubro de 2021, tomou o lugar de Maestro na Banda da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro da Encarnação.

Podem segui-lo no Instagram Luís Martins (@saxcamalionico).